CENTRO DE REFERENCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE RONDÔNIA

MINISTÉRIO DA SAÚDE - COSAT
Fundado em 21 de setembro de 2004

A EQUIPE CEREST EM RONDÔNIA - 2004

O CEREST/RO, terá por finalidade a atenção aos Trabalhadores com agravos, doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

Não funcionará como porta de entrada, mas compreenderá um pólo irradiador da cultura da Saúde do Trabalhador e do Meio Ambiente no conjunto da rede do Sistema Único de Saúde – SUS, articulando todos os setores de políticas públicas (inter-setoriedade) envolvidos com o tema, prestará atendimento especializado e de referência para os Núcleos Regionais de Atenção em Saúde do Trabalhador do estado de Rondônia, em fase de implantação na capital do estado Porto Velho, mas com perspectiva de instalação nas micro-regionais do sistema de regionalização do SUS no estado: Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

O serviço prestado será através de equipe multi-profissional, composta por profissionais: Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Médico, Enfermeira e profissionais afins, visando um atendimento humanizado, de qualidade e integral aos usuários do serviço.

Além do atendimento especializado, contaremos também com a instalação de Pontos Lógicos (on-line) nas redes assistenciais de saúde das redes pública e privada e um centro de documentação (biblioteca) com materiais de estudo disponíveis para acadêmicos, profissionais da área e demais interessados pelo tema, na tentativa de estimular o estudo, pesquisa e aprofundamento teórico prático do atendimento a trabalhadores vítimas de doença e acidente do trabalho.

O CEREST/RO, funcionará como centro articulador entre os núcleos regionais e toda a rede do SUS (Hospitais, Laboratórios, PSF, Ambulatórios, Centros de Especialidades, e demais programas relacionados com as áreas afins).

Terá como meta à implantação de um sistema de vigilância em Saúde do Trabalhador e doenças relacionadas àaos agravos à saúde do trabalhador, buscando obter um diagnóstico e elaboração de políticas de prevenção e proteção à saúde visando à diminuição das doenças com maior incidência no estado.

Para mais informações: Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Rondônia. Região: Amazônica (RENAST CEREST tipo “B”). Coordenador: Dr. Heinz Roland Jakobi . Endereço: Rua Elias Gorayeb, nº 2541, esquina com a Rua D. Pedro II, CEP 78.902-750. Bairro São Cristóvão. Porto Velho – Rondônia. Telfax. 69 3216-5249 3216-5250

CEREST - 2004
CEREST - 2007